Dia Mundial Sem Tabaco

maio 31, 2017

Hoje (31) é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, com isso o Instituto Nacional do Câncer (INCA) realiza mais uma edição anual de discussão sobre o assunto. A data visa chamar a atenção da população aos perigos ocasionados pelo tabaco ou qualquer subproduto.

Atualmente no Brasil, 23 pessoas morrem por hora de causas relacionadas ao tabaco. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, e que um terço da população adulta é fumante.


Doenças Provocadas Pelo Tabagismo

Muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causam aproximadamente 50 doenças diferentes principalmente as cardio vasculares (infarto, angina) o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).




Além disso, o tabagismo é responsável por:

25% das doenças coronarianas;
45% das mortes causadas por infarto agudo;
85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
90% dos casos de câncer de pulmão (entre os 10% restantes, um terço é de fumantes passivos);

Relembre quando Ana Maria assumiu o vício


A apresentadora que já foi diagnosticada com tumores malignos em 1991 (câncer de pele), 2001 (câncer do canal anal) e 2015 (câncer de pulmão), foi muito clara ao admitir o vício "Sou viciada em nicotina, como um drogado ou um alcoólatra." Leia mais sobre a matéria que fizemos sobre as declarações dadas pela apresentadora.

Como uma pessoa que fuma há muito tempo, Ana Maria teve dois tipos diferentes de câncer causados pelo tabaco e a nicotina, nos anos 2001 e 2015. Porém, ao parar de fumar, o risco dessas doenças vai diminuindo gradativamente.

  • Compartilhe com os amigos:

Talvez você também queira ver

0 comentários