Quem fuma maconha pode doar sangue?

maio 24, 2017

Um atual levantamento afirma que, a cada 2 minutos, um paciente precisa de transfusão sanguínea. Apesar disso, o número de doadores no país não atinge 2% da população; o que ajuda a evidenciar a falta de estoque nos bancos de doações do país. No entanto, poucas pessoas são capazes de responder: quem fuma maconha pode doar sangue? Por isso, esclarecemos neste post essa e mais dúvidas que a maioria dos maconheiros tem sobre o assunto. 


Estima-se que no Brasil, atualmente, 1,5 milhão de pessoas, com 14 anos ou mais, consomem maconha. Até alguns anos, o mesmo número de pessoas seria descartada se tentassem realizar uma doação de sangue, pois era exigido o tempo mínimo de 12 meses sem consumir a erva antes da realização da coleta. O que com certeza desestimulava todos que consomem diariamente. 

O Ministério da Saúde ampliou o campo de prováveis doadores habilitando jovens a partir de 16 anos (antes a idade mínima era de 18 anos), reduzindo o tempo de espera do usuário de cannabis (de um ano para 12 horas). E aumentando o limite de idade que era de 65 para 67 anos. 




De acordo com a assistente de capitação de doadores, Magda Matos, a mudança nas regras cresceu consideravelmente a expectativa de doações em todo o país. “Nós ainda não temos cálculos específicos, mas ela traria um aumento na ordem de 14 milhões de possíveis novos doadores no país”.


Ela também explica que sua orientação sexual não interfere na seleção de doadores, o que é levado em consideração é se a pessoa usa preservativo, leva uma via promíscua, tem parceiros fixos, independentemente de ser hétero ou homossexual. 

Assim como a maconha, pessoas que consumiram bebidas alcoólicas devem aguardar pelo menos 12 horas para realizarem a doação. Além disso, todas as transfusões aceitas são testadas para todos os tipos de drogas, e, caso positivo, é descartada.

Aproveite para entender quanto tempo a maconha fica no corpo e ver 16 atletas que já usaram maconha ao menos uma vez, assim como 8 milhões de brasileiros.

  • Compartilhe com os amigos:

Talvez você também queira ver

1 comentários

  1. Em agosto de 2018 eu fui doar já estava a 72hs sem fazer uso da cannabis e fui impedido, no caso me apresentaram umas folhas encadernadas onde em um dos parágrafos falava sobre o uso da cannabis, diz q o usuário devia ficar 60 dias (2 meses) sem fazer o uso da maconha!
    Então n sei se a lei mudou ou se ela pode ser alterada de estado pra estado mas em fim fica o toque pra quem for doar sou do Paraná

    ResponderEliminar